IDENTIDADE VISUAL

O Projeto

 

Um projeto bastante prazeroso de se trabalhar, por se tratar de um time de rugby e devido às únicas três exigências do cliente: minimalismo, sem brasão e cor preta. O restante ficou por conta da semântica utilizada para traduzir o conceito extraído do briefing e dos estudos feitos.

O Rugby é um dos esportes mais praticados do mundo. No Brasil, apesar de ser muito pouco conhecido, vem sendo, nos últimos anos, o esporte que mais cresce no país em número de adeptos, principalmente nos grandes centros. O jogo, com contato físico constante e eminente é comparado a uma batalha.

 

Araranguá é uma pequena cidade de Santa Catarina, cujo nome, segundo uma das teorias de seu surgimento, advêm do Tupi Guarani: Ararerunguay, que significa rio de terra preta. Por ser interior, o rugby é ainda menos conhecido, e, por isso, mais difícil de ser disseminado. O projeto incluiu:

  1. Desenvolvimento da nova Assinatura Visual do Clube

O Objetivo

O presente projeto teve como objetivo: a renovação - como forma de motivação aos atuais atletas para o crescimento do clube e do rugby na cidade, bem como, de despertar a curiosidade da comunidade para um esporte "diferente".

Linha Criativa

O símbolo tem o formato da bola de rugby. Suas metades opostas vertical e horizontalmente, representam a mudança, que remete à renovação. Cada uma das metades representa uma ponta de lança indígena da era da pedra lascada. As linhas curvas e a linha central, dentro do contexto do formato da bola, representam os limites do campo e a linha central, que separa os dois "times". Os times são representados pelos 8 vértices das linhas (retas) restantes, em posições semelhantes às oito posições do scrum: formação fixa tradicional no jogo de rugby. O efeito nos traços busca passar a sensação de pintura manual de batalha das tribos indígenas. O logotipo e a tagline ganharam um efeito desgastado (de antigas batalhas). Pela necessidade de difusão do esporte, a palavra rugby ficou em destaque e Araranguá como complemento. (VÍDEO DA SEMÂNTICA)

A Construção

 

O símbolo foi construído a partir da área resultante da intersecção de dois círculos. A partir daí, formas sequencialmente menores dessa área foram introduzidas, equidistantes entre si. Linhas horizontais partindo das pontas dessas formas menores, foram traçadas. Com esse grid montado o desenho outline contínuo foi traçado de acordo com o resultado projetado.