IDENTIDADE VISUAL

O Projeto

Nosso primeiro projeto externo com manual de identidade visual foi um verdadeiro laboratório. Os cuidados e a preocupação com o visual da marca, desde sua concepção até seu regramento, foram cruciais para o sucesso do projeto e alavancagem da elefas como especialista em design de marca e identidade visual. A RBS era uma empresa de transportes e mudou o ramo de atividade para mineração, tendo o transporte apenas como um apoio na logística do novo produto. Tal projeto envolveu:

  1. Reposicionamento visual da Marca

  2. Desenvolvimento da nova Assinatura Visual

  3. Regramento da nova Identidade Visual da Marca

  4. Elaboração do Manual de Identidade Visual (ANEXO)

 

O Objetivo

A RBS veio com o intuito de passar a imagem de tecnologia e alto profissionalismo na extração de areia, aliados a uma marca forte e preocupada com as questões sociais e ambientais. Era necessário um redesign total da assinatura para uma nova identidade visual consistente, embasada e protegida por seu manual.

A Linha Criativa

 

A linha criativa se resumiu em um conceito: "Extrair para construir, com responsabilidade social e ambiental". Esse foi o lema que norteou o projeto. Dessa forma, os formatos pontiagudos do símbolo representam o extrair (1x pra baixo) para construir (2x pra cima), ou seja, o malefício causado é necessário e menor do que o benefício propiciado. A forma final do símbolo busca representar um coração (social) e o elemento menor, em verde, tenta passar a ideia de uma folha (ambiental). (VÍDEO DO CONCEITO)

A Construção

Dois retângulos áureos, perpendiculares entre si, foram utilizados na construção do símbolo. A divisão do retângulo maior por 3 na horizontal e por 13 na vertical (números da sequência Fibonacci), deu as dimensões necessárias para o arredondamento dos cantos e a separação dos retângulos. (VÍDEO DA CONSTRUÇÃO)