IDENTIDADE VISUAL

O Projeto

 

Literalmente um projeto diferente. Em vez de uma marca mercadológica, um produto de candidatura, cuja reivindicação foi: ser e fazer diferente. Assim foi o trabalho para o candidato e agora vereador (em sua primeira campanha) Jorginho: uma identidade visual forte bem definida.

Como era algo novo para nós, tivemos que fazer pesquisas sobre essa área de marketing e esse tipo de projeto. Uma das referências utilizadas foi a candidatura de Barack Obama em 2008. A participação, o envolvimento e as considerações dos stakeholders nesse projeto foram cruciais para o seu sucesso. Fica aqui o agradecimento ao Jorginho e sua equipe pela confiança e o senso crítico. Esse projeto para o então candidato Jorginho resultou em:

  1. Desenvolvimento da Assinatura Visual do Candidato

  2. Desenvolvimento da Assinatura da Pré Candidatura

  3. Criação do Slogan

  4. Elaboração da Ficha Técnica (ANEXO)

O Objetivo

Construção de uma identidade visual forte e diferente do que geralmente se vê para vereadores, principalmente numa cidade pequena como Araranguá.

Linha Criativa

Um candidato a vereador com um apelido no diminutivo, aparentemente não passa a credibilidade que deveria passar, por outro lado, aproxima-o do eleitorado.

A solução foi uma fonte "slab serif" pesada para o nome, dando-lhe seriedade. O "J" do logotipo, no entanto, teve sua serifa retirada, a fim de assemelhar-se mais com o "J" resultante do símbolo. O símbolo é a mistura de 4 elementos semânticos:

1) Fazer Diferente; 2)Fazer Certo; 3) Confiança/indicação; 4) "J".

A Construção

 

O Grid para a construção do símbolo foi o resultado de 2 etapas: 1) 4 retângulos áureos maiores, de mesmo tamanho, sobrepostos em sentido horário, formando um quadrado maior. 2) 4 retângulos áureos menores, de mesmo tamanho, sobrepostos em sentido horário, formando um quadrado menor. A este, foram inscritos dois círculos: um maior e outro menor, conforme figura abaixo. A partir desse grid, houve o preenchimento de acordo com o resultado almejado . (VÍDEO DA CONSTRUÇÃO)