Qualquer coisa que identifique e represente visualmente outra coisa já é identidade visual.

Porém, quando se deseja uma representação coerente e atrativa, envolvida por elementos que acelerem e facilitem sua identificação, e agreguem valor à marca, muitos são os critérios, cuidados, técnicas e ferramentas utilizados.

Identidade visual é muito amplo. Várias são as possibilidades de identificação e diferenciação da marca. Pode ter apenas dois elementos: Logotipo e 1 cor (EXEMPLO) - bem como um conjunto de elementos, versões, variações, códigos, perfis e regras (EXEMPLO).

 

Por isso, torna-se impossível prever o tempo de desenvolvimento e seu valor antes do briefing com os responsáveis pela marca.

Eis as opções oferecidas pela elefas referentes ao desenvolvimento de projetos básicos de identidade visual.

Planos

Ligth

Média de 54h de trabalho.

Ênfase no resultado visual atraente.

Regular

Média de 90h de trabalho.

Ênfase no conceito e no resultado visual atraente.

Semi-bold

A partir de 135h de trabalho.

Ênfase no conceito, na construção e no resultado visual atraente.

Bold

A partir de 180h de trabalho

Ênfase no estudo da marca, no conceito, na construção e no resultado visual atraente.

Nosso processo de trabalho sempre inclui: estudo, linha criativa, desenvolvimento, aprimoramento, regramento construtivo e finalização.

 

Uma diferença entre as opções, é a quantidade de elementos visuais englobados pelo projeto, como pode ser comparado entre esses dois projetos, sem levar em consideração as peças institucionais: Tavares | Areal.

Outra diferença é o tempo dedicado a cada etapa do processo criativo. Apesar de não ser regra, quanto mais tempo investido, maiores as chances de um resultado mais coerente e atraente, e maior é a dedicação aos detalhes. E design é detalhe.

Mais uma diferença é em relação aos critérios. Mesmo que, independente do projeto, todos sejam analisados, quanto maior o tempo depositado, mais se pode aprimorar o projeto para que se atinja maior cobrimento de cada critério relevante à identidade visual.

Essas opções de projeto são apenas referências a serem seguidas, pois cada projeto é único, e exige a demanda certa de trabalho para o seu desenvolvimento. No entanto ao apresentarmos o escopo do projeto ao cliente, partimos dessas diretrizes para oferecer a opção ideal para a sua necessidade.

Identidade visual