IDENTIDADE VISUAL

O Projeto

 

Projeto que traduz bem um dos pontos fortes da Elefas: empatia. Num primeiro contato, aparentemente, a necessidade era do desenvolvimento de uma assinatura visual. Porém, indo mais a fundo na problemática do cliente, pondo-se em seu lugar e estudando a real causa do problema, concluímos a necessidade da criação de um grupo, de forma que as assinaturas pertencentes a ele se comunicassem visualmente entre si e com possíveis futuras marcas. Esse projeto possibilitou:

  1. Desenvolvimento da Assinatura Visual do Grupo Guinho's

  2. Desenvolvimento das Assinaturas Visuais da Guinho's Pizzaria e do Guinho's Burguer em comunicação com a assinatura do Grupo e entre si

  3. Elaboração em conjunto do Manual de Identidade Visual das Marcas: Grupo Guinho's, Guinho's Pizzaria e Guinhos's Burguer (ANEXO)

O Objetivo

 

Nesse projeto o mais importante foi o conjunto de critérios e regras de construção de todas e de cada uma das assinaturas do grupo e suas aplicações. Pois, só assim, foi garantido o padrão visual entre as marcas, tanto no geral como nos detalhes, dando consistência à identidade visual do grupo. Mesmo que venham a ser acopladas novas marcas ao Guinho's, se as mesmas seguirem as regras do manual de identidade visual para a construção de suas assinaturas e para seus usos, manterão o mesmo padrão, relação e consistência visuais.

A Linha Criativa

 

O elemento principal desse trabalho foi o logotipo, pois, é o identificador maior da relação entre as marcas. Portanto, tivemos que buscar um tipo com certa personalidade e peso, mas, ao mesmo tempo, neutro, para que tivesse a maior probabilidade possível de se encaixar na construção das atuais e de futuras marcas.

Porém, também foram trabalhados a tagline, o símbolo, as proporções, os alinhamentos e os espacejamentos em conjunto, a fim de fortalecer as características comuns das

assinaturas do grupo.

A Construção

Os tipos para os logotipos pertencem à família Montserrat. Os espacejamentos entre caracteres foram modificados e reduzidos para melhor leitura e sensação de proximidade (família). No caso das tag lines, a fonte é a LibreFranklin Semi-bold com espacejamento aumentado. E os símbolos partem sempre de um pré grid como pode ser notado abaixo.