IDENTIDADE VISUAL

O Projeto

 

A elefas nasceu do fascínio de seus sócios pelo design de marca, que decidiram, então, após alguns anos trabalhando em publicidade e propaganda, focar nesse segmento específico de mercado. Foram 10 meses de estudo integral sobre design de marca e identidade visual até o lançamento da marca publicamente. A elefas é especializada exclusivamente em identidade visual. Aos poucos, com novos estudos e o crescimento da empresa, quer introduzir outros tipos de identidade em sua gama de serviços (como já acontece no caso do naming - identidade nominal), até chegar a se tornar uma empresa de branding. Mas, hoje, o foco ainda é a identidade visual.

 

Nossa marca foi, é, e sempre será nosso laboratório constante. Desde a ideia do negócio até a finalização da primeira assinatura visual, foram-se 7 meses. Três destes só dedicados ao nome. Hoje, estamos na segunda versão da marca, baseada na primeira; e em fase de elaboração do nosso manual de identidade visual, contendo, porém, itens adicionais, existentes em grandes manuais de grandes marcas. Mais uma forma de aprendizado. O projeto, em constante desenvolvimento, abrangeu:

  1. Criação do nome

  2. Desenvolvimento do conceito da marca

  3. Posicionamento de marca

  4. Identidade visual

  5. Identidade verbal (em construção)

  6. Manual de identidade visual (em constante elaboração)

  7. Peças institucionais

O Objetivo

O objetivo do projeto foi conseguir passar, através da semântica do nome e/ou da assinatura visual: o fascínio por design de marca; sua especialidade, a importância e a complexidade da identidade visual e o estilo de design inerente aos participantes do negócio, tudo isso com resultado visual criativo ou curioso, agradável e que despertasse o orgulho dos idealizadores. E assim foi. Usá-lo, o projeto, como estudo e forma de aprendizado

também é uma de suas finalidades.

A linha Criativa

Em relação às identidades nominal e visual, queríamos algo curioso ou diferente, e descontraído, para que pudéssemos brincar com isso nas peças relacionadas à marca. Entretanto, queríamos passar, também, a ideia de que design de marca e identidade visual não são apenas um desenho feito de qualquer jeito, e sim, um projeto, com planejamento e objetivo bem definidos, cuja matéria prima é a informação. Assim chegamos à elefas: nome científico do elefante asiático (Elephas). Elefante: descontraído; animal terrestre com maior capacidade de armazenamento de informação. Ciência: que está por trás do estudos, das técnicas e dos projetos de design de marca. Elefas ainda traz as iniciais das etapas de nosso primeiro processo criativo: Estudo; Linha criativa; Eureka; Formação; Aprimoramento; Satisfação. Como poucas pessoas sabem que Elefas é o nome cientifico do elefante asiático, o símbolo é a representação minimalista do próprio elefante, o qual passa uma imagem simpática e descontraída e com o qual podemos brincar. Além disso, o animal elefante tem hábitos muito admiráveis como: socialidade, proteção, justiça, rituais funerais e o fato de não deixar que um outro elefante doente ou prestes a morrer, caia e se machuque, mantendo-o de pé até sua morte. O elefante morre em pé. (VÍDEO DA SEMÂNTICA)

A Construção

 

O símbolo foi desenvolvido a partir de quadrados e circunferências, já que os sócios têm divergência na preferência entre essas duas formas geométricas. Primeiramente um módulo de 14x14 quadrados foi montado. Círculos com diâmetros equivalentes desde a 1x1 quadrado até 14x14 quadrados foram utilizados para os cortes necessários em busca do resultado visado. O número áureo também foi utilizado, na construção da orelha. O logotipo foi desenvolvido exclusivamente para a marca, tendo como referência o tipo Hobo. As linhas centrais das letras, como pode ser visto abaixo, foram traçadas a partir do desenho da fonte Hobo. Depois, uniformemente foi colocado contorno (a partir do centro), deixando o tipo regular. Mudanças foram feitas a fim de uma aparência mais ereta e proporcional. Por fim, aprimoramentos, principalmente nos vértices, foram executados, a fim de um resultado visual agradável e em harmonia com o símbolo.  (VÍDEO DA CONSTRUÇÃO)