
IDENTIDADE VISUAL
O Projeto
A elefas nasceu do fascínio de seus sócios pelo design de marca, que decidiram, então, após alguns anos trabalhando em publicidade e propaganda, focar nesse segmento específico de mercado. Foram 10 meses de estudo integral sobre design de marca e identidade visual até o lançamento da marca publicamente. A elefas é especializada exclusivamente em identidade visual. Aos poucos, com novos estudos e o crescimento da empresa, quer introduzir outros tipos de identidade em sua gama de serviços (como já acontece no caso do naming - identidade nominal), até chegar a se tornar uma empresa de branding. Mas, hoje, o foco ainda é a identidade visual.
Nossa marca foi, é, e sempre será nosso laboratório constante. Desde a ideia do negócio até a finalização da primeira assinatura visual, foram-se 7 meses. Três destes só dedicados ao nome. Hoje, estamos na segunda versão da marca, baseada na primeira; e em fase de elaboração do nosso manual de identidade visual, contendo, porém, itens adicionais, existentes em grandes manuais de grandes marcas. Mais uma forma de aprendizado. O projeto, em constante desenvolvimento, abrangeu:
-
Criação do nome
-
Desenvolvimento do conceito da marca
-
Posicionamento de marca
-
Identidade visual
-
Identidade verbal (em construção)
-
Manual de identidade visual (em constante elaboração)
-
Peças institucionais

O Objetivo
O objetivo do projeto foi conseguir passar, através da semântica do nome e/ou da assinatura visual: o fascínio por design de marca; sua especialidade, a importância e a complexidade da identidade visual e o estilo de design inerente aos participantes do negócio, tudo isso com resultado visual criativo ou curioso, agradável e que despertasse o orgulho dos idealizadores. E assim foi. Usá-lo, o projeto, como estudo e forma de aprendizado
também é uma de suas finalidades.


A linha Criativa
Em relação às identidades nominal e visual, queríamos algo curioso ou diferente, e descontraído, para que pudéssemos brincar com isso nas peças relacionadas à marca. Entretanto, queríamos passar, também, a ideia de que design de marca e identidade visual não são apenas um desenho feito de qualquer jeito, e sim, um projeto, com planejamento e objetivo bem definidos, cuja matéria prima é a informação. Assim chegamos à elefas: nome científico do elefante asiático (Elephas). Elefante: descontraído; animal terrestre com maior capacidade de armazenamento de informação. Ciência: que está por trás do estudos, das técnicas e dos projetos de design de marca. Elefas ainda traz as iniciais das etapas de nosso primeiro processo criativo: Estudo; Linha criativa; Eureka; Formação; Aprimoramento; Satisfação. Como poucas pessoas sabem que Elefas é o nome cientifico do elefante asiático, o símbolo é a representação minimalista do próprio elefante, o qual passa uma imagem simpática e descontraída e com o qual podemos brincar. Além disso, o animal elefante tem hábitos muito admiráveis como: socialidade, proteção, justiça, rituais funerais e o fato de não deixar que um outro elefante doente ou prestes a morrer, caia e se machuque, mantendo-o de pé até sua morte. O elefante morre em pé. (VÍDEO DA SEMÂNTICA)





A Construção
O símbolo foi desenvolvido a partir de quadrados e circunferências, já que os sócios têm divergência na preferência entre essas duas formas geométricas. Primeiramente um módulo de 14x14 quadrados foi montado. Círculos com diâmetros equivalentes desde a 1x1 quadrado até 14x14 quadrados foram utilizados para os cortes necessários em busca do resultado visado. O número áureo também foi utilizado, na construção da orelha. O logotipo foi desenvolvido exclusivamente para a marca, tendo como referência o tipo Hobo. As linhas centrais das letras, como pode ser visto abaixo, foram traçadas a partir do desenho da fonte Hobo. Depois, uniformemente foi colocado contorno (a partir do centro), deixando o tipo regular. Mudanças foram feitas a fim de uma aparência mais ereta e proporcional. Por fim, aprimoramentos, principalmente nos vértices, foram executados, a fim de um resultado visual agradável e em harmonia com o símbolo. (VÍDEO DA CONSTRUÇÃO)
